História do Bonsai

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

História do Bonsai

Mensagem  Carla em Dom Jul 12, 2009 3:17 am

Bonsai significa, em japonês, "planta na bandeja", mas ao contrário do que muitos imaginam, não se originou no Japão, mas sim na China há alguns milênios.

Da China, há cerca de 800 anos, a arte de miniaturização das plantas emigrou para o Japão, encontrando berço fecundo que favoreceu seu desenvolvimento com extremado requinte, principalmente entre os adeptos da seita religiosa Zen que são considerados seus introdutores entre os japoneses. Depois, ainda ligado a várias seitas religiosas e filosóficas que o cultivavam como expressão da espiritualidade, o Bonsai passou a ser difundido entre as várias camadas sociais da população japonesa.

Mestre, mais tarde, em 1953, chega ao Brasil o jovem Jiro Mizuno. Técnico em cerâmica, formado pela escola técnica de cerâmica em Gifu-Ken e de família por tradição de ceramistas de várias gerações. Jiro vem ao Brasil, contratado por uma firma de porcelana em São Paulo. Mais tarde ele próprio funda sua empresa, fabricando vasos para Bonsai, que não existiam na epoca. Em 1960 começa a fazer Bonsai, motivado pela experiência que teve com seu pai (seu pai fazia bonsai de azaléas), aprimorando técnicas com a ajuda de mestres mais idosos, como sr. Kodama, sr. Iwazaki, sr. Kokiso e também com muita leitura de livros especializados. Ao falecer, em 1994 aos 63 anos, Jiro deixou plantado no coração de seus discípulos a dedicação e amor a arte e a lição de humildade de um homem que se colocou como parte da natureza, de suas qualidades.

No ocidente, a introdução do bonsai ocorreu através das correntes migratórias dos japoneses e de seus descendentes. No Brasil, embora já cultivados há algumas dezenas de anos, pelos imigrantes nipônicos e seus descendentes, somente a partir de meados da década de 80 para cá passou a existir maior interesse pelas plantas do bonsai entre a população, motivado principalmente pelo fato de uma característica habitacional mais voltada para os apartamentos com reduzido espaço, nas grandes cidades, obrigar seus moradores a racionarem ao máximo a área destinada ao cultivo de plantas em vasos.

"Esses imigrantes trouxeram em sua bagagem o conhecimento da técnica e a experiência do cultivo e possibilitaram, através de seus descendentes, a difusão da arte. Porém, ainda assim, é difícil para nós ocidentais perceber a dimensão contida na sua prática. O oriental encontra seus valores a partir de dentro como um aspecto do espírito, onde a existência é capaz de estender-se além do eu".
avatar
Carla
Administrador

Mensagens : 39
Data de inscrição : 05/07/2009

Ver perfil do usuário http://mundodasflores.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum