Como criar cactos em vasos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como criar cactos em vasos

Mensagem  Carla em Dom Jul 05, 2009 9:46 pm

Os cactos necessitam de sol, ventilação e não suportam excesso de humidade.

Isso é o básico para quem deseja cultivar cactos.

A excepção fica por conta dos mini-cactos (aqueles que encontramos até em supermercados, em pequenos vasos) que, em geral, têm menos de três anos.

Como ainda são bem jovens, os mini-cactos apresentam menor resistência à exposição direta dos raios solares. Neste caso, é melhor colocá-los em áreas claras e arejadas, mas longe da luz solar directa.


Água

Este é talvez o factor mais importante para o sucesso no cultivo de cactos. A quantidade de água necessária para a manutenção destas plantas depende de outros factores (terra, drenagem, temperatura, etc.), sendo difícil determinar uma periodicidade exacta para as regas.

Mas, dá para chegar numa média, de acordo com os períodos do ano.

No verão, as espécies com mais de três anos devem ser regadas a cada 5 ou 6 dias; já os mini-cactos a cada 4 dias. No inverno, os cactos mais velhos devem receber água a cada 12 dias e os jovens a cada 8 dias. Toda a terra ao redor deverá ser molhada, mas não encharcada.

Deixe que a água seja absorvida antes de colocar mais água.

Terra e fertilizante

A mistura de terra indicada para o cultivo de cactos pode ser obtida misturando partes iguais de areia e de uma boa terra para plantas caseiras.

Para fertilizar, recomenda-se, uma vez por mês, substituir a água da rega por um fertilizante líquido básico para plantas verdes diluído na proporção indicada pelo fabricante.

Replantação

Uma questão que sempre se levanta é o replantação dos cactos: geralmente, o cacto deve ser replantado quando o vaso estiver pequeno demais para a planta, lembrando que a mistura de terra do novo vaso deve conter terra vegetal e areia (dessas usadas em construção), para garantir a boa drenagem.

Além disso, para retirar o cacto do antigo vaso é preciso muito cuidado, pois os espinhos podem machucar.

Uma boa dica é usar folhas de jornal dobradas várias vezes, em forma de tira, para envolver o cacto e desprender as suas raízes com a outra mão (basta torcer levemente o vaso), sem forçar muito, para não quebrar a planta. Depois de solto, é só encaixar o cacto no novo recipiente.

Com uma ferramenta de jardinagem pequena, pressione a terra do vaso, para firmar bem a planta.

Carla
Administrador

Mensagens: 39
Data de inscrição: 05/07/2009

Ver perfil do usuário http://mundodasflores.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum