ORQUÍDEAS O Sonho...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ORQUÍDEAS O Sonho...

Mensagem  Carla em Dom Jul 05, 2009 9:39 pm

O Sonho Dourado de qualquer jardineiro

Sim, qual é o jardineiro, floricultor ou amador de plantas e de flores que não sonha com orquídeas, essa maravilha exótica da natureza?
A orquídea é uma flor de rara beleza, altamente dispendiosa quando adquirida já cortada, com sucesso em qualquer campo, desde os arranjos florais até aos “bouquets” de noiva e que, quando cultivada em grande escala, se torna imensamente rendosa e produtiva.
Antigamente, estas flores cultivavam-se apenas, ou no seu habitat natural, ou em estufas e jardins fluorescentes, todavia, surge agora em muitos lares e ambientes como uma mera planta decorativa, e no entanto nem todas as espécies de orquídeas, e há centenas delas espalhadas pelo mundo, se adaptam ao habitat interior quanto mais a qualquer ambiente ao acaso.
No cultivo de orquídeas o mais difícil não é tanto cultivá-las, mas antes decidir qual é a espécie que se quer. Os catálogos dos fornecedores actuais já vêm repletos de belas e tentadoras fotografias, de óptimos destaques que simplificam a vida a quem sonha com estas flores.
Há, na escolha da selecção da espécie, um grande descuidado e uma certa ignorância popular em escolher a espécie certa que se adapte ao que se pretende, isto é, se para planta ornamental, para exterior, para estufa ou jardim botânico.
Como nem todas as espécies se ambientam quer ao clima, quer ao solo, o insucesso de ver uma planta ficar igual ou mais bonita do que aquela que vem mostrada no pacote de semente é, pois, enorme. A maioria delas nem sequer chega a adaptar-se quanto mais a crescer de forma adequada. Por causa disso as orquídeas são raras de se verem em jardins e até em vasos.
A espécie que mais tenho encontrado é a “Sophronitis”, de uma beleza e fluorescência tentadoras, dá-se bastante bem tanto em interiores como em exteriores (bem resguardados) e tem um elevado valor comercial.
De acordo com as instruções que acompanham, ou pelo menos deviam acompanhar, a planta, esta deve ser transplantada depois da época exacta e dividida. As recomendações mais simples para esta planta são:

- Tenha em conta a espécie escolhida.
- Regue bastante, sem encharcar o solo e sem o deixar secar.
- As temperaturas devem ser confortáveis.
- A luz normal, poucas horas à incidência directa do sol.
- Solo muito rico em húmus e elementos naturais.
avatar
Carla
Administrador

Mensagens : 39
Data de inscrição : 05/07/2009

Ver perfil do usuário http://mundodasflores.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum